Projeto Araras

CONTEXTO


O Vale de Araras – uma micro região muito singular pelo seu clima, biodiversidade e beleza paisagística, constitui um recanto privilegiado da Natureza, que merece e precisa de todo o esforço para ser preservado,  Parcela da mata Atlântica, o vale está inserido na área de Proteção Ambiental de Petrópolis ( APA Petrópolis) e contém a Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras). É, portanto parte de um patrimônio comum, a ser preservado em benefício de todos, o que traz para os seus moradores uma responsabilidade social única.

A singularidade de Araras dita a sua vocação como centro de lazer e turismo, o que tem efeitos marcantes sobre o desenvolvimento e a economia da sua população.  Os seus recursos naturais – em especial a água - por outro lado, condicionam a qualidade de vida no local.  Assim, para além da responsabilidade social de cada um, a preservação ambiental é do interesse material direto de todos que habitam Araras, a visitam ou têm como espaço de exercício profissional.

Inegável também é que os fatores que ameaçam a qualidade de vida na região – marginalização social, ocupação desordenada do solo, poluição, queimadas, desmatamento, destinação inadequada do lixo e esgoto, redução da disponibilidade de água potável, excesso de tráfego urbano – são ao mesmo tempo causa e efeito tanto dos problemas ambientais quanto das ameaças à economia da população.

Fato é que Araras,  após décadas de ocupação e crescimento desordenados, encontra-se no limite da sua “capacidade de suporte” – impacto máximo que uma região ou ecossistema pode suportar sem romper a sua capacidade de recomposição e a sua sustentabilidade.  E a reversão desse quadro depende fundamentalmente da ação articulada e da conscientização dos próprios moradores e demais pessoas interessadas na preservação da região e no seu desenvolvimento.

 

MISSÃO


Promover a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em Araras.


VISÃO


Recursos naturais, fauna, flora, biodiversidade, beleza paisagística e clima do Vale de Araras preservados de forma sustentada  e em harmonia com o desenvolvimento dos habitantes.  O Projeto ARARAS deseja ser um veículo de expressão dos interesses legítimos dos habitantes e estimulador de ações integradas para a preservação e o desenvolvimento.


VALORES


O Projeto ARARAS cultiva como valores que devem nortear a sua atuação:

- a promoção da consciência ecológica de todos os habitantes locais, em particular dos jovens estudantes, futuros adultos em Araras;

- a participação de todos s segmentos da sociedade local nos temas de comum interesse;

- o desenvolvimento da cidadania, no qual se inserem o incentivo ao apreço e ao orgulho dos habitantes por Araras, a promoção da cultura e o apoio à educação, à saúde, à melhoria das condições de habitabilidade  e à geração de trabalho e renda para a população local.

Como valores permanentes, o Projeto ARARAS cultiva a ética, a solidariedade, a responsabilidade e a transparência nos processos administrativos da organização e a responsabilidade social.

A administração do Projeto Araras deve buscar a permanente sustentabilidade da organização e orientar as atividades sociais pelos princípios da universalidade, impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.


FOCO


A prioridade da atenção do Projeto Araras está no grupo de associados contribuintes  pois são os que participam efetivamente das suas decisões e iniciativas e garantem a sua sustentação – e naqueles que, mesmo sem contribuírem financeiramente, doam seu trabalho voluntário ao Projeto Araras.

O foco das ações está nos projetos e atividades que objetivem a preservação, a conservação e a educação ambientais, a reversão dos fatores que ameaçam a qualidade de vida na região, a promoção da cultura, o incentivo ao apreço e ao orgulho por Araras e o apoio aos poderes públicos nas suas ações de educação, saúde, infra-estrutura e geração de trabalho e renda para a população local.

O modo preferencial de atuação é formar redes de colaboração com organizações congêneres, vizinhas ou afins, em especial com as comissões ou associações de moradores de Araras, para apoiar o fortalecimento institucional de todas e incentivar a sua participação e ação coordenada, na promoção dos interesses comuns.


O projeto ARARAS não se propõe a atuar nas áreas de competência e obrigação do poder Público ou a substituí-lo, mas com ele colaborar, em torno dos  objetivo sociais da organização.