top of page
Buscar

MORADORES E PRESIDENTE DA CÂMARA DENUNCIAM PRECARIEDADE DA RJ-117, EM ARARAS E VALE DAS VIDEIRAS

  • Foto do escritor: projetoararasoscip
    projetoararasoscip
  • há 15 minutos
  • 2 min de leitura

Reprodução da matéria de Wellington Daniel, publicada na Tribuna de Petrópolis no dia 12/02/2026.


A precariedade da RJ-117, conhecida como Estrada Bernardo Coutinho, tem

gerado reclamações de moradores e também do presidente da Câmara de

Vereadores, vereador Júnior Coruja (PSD). A estrada é a principal de Araras e

Vale das Videiras, localidades que recebem inúmeros turistas, principalmente

nos finais de semana e feriados. A situação já se arrasta há meses e piora a

cada chuva. Motoristas enfrentam buracos ao longo de toda a pista, risco de

acidentes e prejuízos, segundo os relatos.


A RJ-117 é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem do

Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) e também é a principal ligação entre

Petrópolis e Paty do Alferes, dando acesso também a Miguel Pereira. No

trecho da localidade do Vale das Videiras, motoristas também enfrentam riscos devido a meia-pista em uma parte da estrada que cedeu em 2020 e, até hoje, não foi completamente recuperada.


Júnior Coruja afirma que a situação é “extremamente preocupante” e que aestrada “pede socorro”. Segundo ele, já foram enviados ofícios ao Governo doEstado do Rio de Janeiro e à Prefeitura de Petrópolis, além de indicaçõesapresentadas no Legislativo. Diante da ausência de respostas concretas, oparlamentar informou que pretende acionar o Ministério Público.


“A população de Araras não pode mais esperar. É urgente a revitalização doasfalto da RJ-117. Estamos tratando de segurança viária, de mobilidadeurbana e, acima de tudo, de respeito com quem utiliza essa estradadiariamente”, declarou.

Moradora da região, Adriana Vaz, 57 anos, relata que os problemas seestendem por toda a via. Segundo ela, há “buracos enormes e fundos aolongo de toda a sua extensão”, o que tem causado prejuízos, como pneusfurados e rasgados.


“A via encontra-se lotada de buracos enormes e fundos ao longo de toda asua extensão, o que vem causando exposição a perigos e prejuízos a seususuários, tais como pneus furados e rasgados, além de direção perigosa, umavez que os motoristas, para desviar dos tais buracos, muitas vezes invadem apista na contramão ou as franjas laterais da estrada, que não conta comacostamentos nem calçadas. A situação se agrava a noite e quando chove”,afirmou.

Já um motorista, que preferiu não se identificar, reclamou das condições daestrada e dos riscos. “Fizemos um passeio pela região e ficamos assustadoscom a quantidade de buracos. E a via é muito estreita, o que torna ainda maisperigoso. Ainda levei um susto num trecho em que parte da estrada cedeu, naSerra do Vale das Videiras. Só passa um carro e no meio da curva”, afirmou.

A Tribuna questionou o DER-RJ sobre as previsões para as ações necessáriasna via e o motivo da demora no trecho em que a estrada cedeu no Vale dasVideiras, mas não obteve retorno até a última atualização.

A Prefeitura também foi procurada e questionada se tenta contato com ogoverno do Estado sobre a situação. A reportagem também questionou seexiste a possibilidade de alguma ação emergencial enquanto o DER-RJ nãosoluciona o problema, mas o município preferiu não responder aos questionamentos.



 
 
 

Comentários


  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.YouTube
  • Whatsapp
  • LinkedIn
LOGO.png

Estrada Bernardo Coutinho, 1710 - Araras, Petrópolis - RJ, Brasil - 24 99332-2219

© 2025 por Projeto Araras Oscip - CNPJ: 04.242.221/0001-27.

bottom of page