top of page
  • Foto do escritorprojetoararasoscip

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE NATUREZA E AMBIENTE NATURAL?

Atualizado: 26 de abr.




O termo "natureza" é abrangente e se refere a tudo o que existe no plano físico, incluindo elementos vivos e inanimados. Abrange a totalidade das entidades físicas, desde micro-organismos até os grandes sistemas geológicos, incluindo todos os aspectos da biodiversidade. A natureza é, portanto, um conceito que encapsula a totalidade do mundo físico e seus processos.


Em contraste, o "ambiente natural" é um termo mais específico que descreve as

áreas e contextos em que ocorrem processos naturais sem intervenção significativa humana. Refere-se a espaços onde a biodiversidade e os sistemas ecológicos operam de maneira relativamente não afetada pela atividade antropogênica. O ambiente natural é, assim, uma subcategoria da natureza, focada nos ecossistemas e habitats que mantêm suas características e funções ecológicas primárias.


Essa diferenciação é importante para a compreensão e o estudo de questões ambientais, ecologia e conservação, pois enfatiza a importância de distinguir entre a totalidade do mundo físico e os sistemas específicos que funcionam com mínima influência humana. A compreensão desses termos é fundamental para a formulação de políticas de conservação, gestão ambiental e estudos sobre a biodiversidade.


Portanto, enquanto "natureza" refere-se ao mundo físico em sua totalidade, "ambiente natural" foca nos ecossistemas e habitats que são predominantemente não modificados pela ação humana. Esta distinção é muito útil para o desenvolvimento de estratégias eficazes de proteção e conservação ambiental, além de contribuir para a pesquisa e educação em ciências ambientais e biológicas.



Dr. Felipe Filgueiras Facklam é Médico Veterinário, Especialista em Medicina de Animais Selvagens, Ecologia e Biodiversidade, Ambientalista, Educador e Palestrante.

26 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page